Tema: Sal da Terra
Texto base – Mateus 5:13
Vós sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar fora, e ser pisado pelos homens.
O sal não era apenas usado para salgar. O sal era usado também para conservação dos alimentos para impedir que os mesmos apodrecessem.
E um sal sem essa característica, um sal insípido como diz a palavra, não servia para nada a não ser jogado fora e pisado pelos homens. Naquela época o sal era usado na mistura de um material usado para pavimentação das ruas.
Sal da terra = caráter
O papel do homem de Deus não é apenas ser aquele que influencia, que é diferente no meio de todos, mas também impedir o avanço da maldade. Como sal, impedimos o apodrecimento do mundo, nós conservamos e as pessoas que estão ao nosso redor. O caráter cristão é o que impede o avanço da maldade no mundo.
O cristão não se corrompe e não aceita ser corrompido, o cristão tem fome e sede de justiça. O cristão não sente prazer quando algo não é bom para todo mundo. Isto é maldade.
O cristão tem Jesus a seu favor e contra, porque Jesus é justo e não compartilha com o pecado e com a maldade.
O QUE O PECADO FAZ AO HOMEM?
O pecado nos separa de Deus, esconde nosso rosto de Deus:
2 Mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que não vos ouça. 3 Porque as vossas mãos estão contaminadas de sangue, e os vossos dedos de iniqüidade; os vossos lábios falam falsidade, a vossa língua pronuncia perversidade. Isaías 59:2-3
Jesus fala para os seus discípulos que eles são o sal da terra.
Discípulo = Aprendiz – Somos nós, seus seguidores que temos a tarefa de impedir o avança da maldade
Mas este sal precisa ter sua característica de filho que já ressuscitou em Cristo:
1 Portanto, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus.
2 Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra;
3 Porque já estais mortos, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus.
4 Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então também vós vos manifestareis com ele em glória.
5 Mortificai, pois, os vossos membros, que estão sobre a terra: a prostituição, a impureza, o afeição desordenada, a vil concupiscência, e a avareza, que é idolatria;
6 Pelas quais coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência;
7 Nas quais, também, em outro tempo andastes, quando vivíeis nelas.
8 Mas agora, despojai-vos também de tudo: da ira, da cólera, da malícia, da maledicência, das palavras torpes da vossa boca.
9 Não mintais uns aos outros, pois que já vos despistes do velho homem com os seus feitos,
10 E vos vestistes do novo, que se renova para o conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou;
11 Onde não há grego, nem judeu, circuncisão, nem incircuncisão, bárbaro, cita, servo ou livre; mas Cristo é tudo em todos.
12 Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de entranhas de misericórdia, de benignidade, humildade, mansidão, longanimidade;
13 Suportando-vos uns aos outros, e perdoando-vos uns aos outros, se alguém tiver queixa contra outro; assim como Cristo vos perdoou, assim fazei vós também.
14 E, sobre tudo isto, revesti-vos de amor, que é o vínculo da perfeição. Colossenses 3:1-14
O sal não pode perder sua característica, senão de nada vale.
O arrependimento é o ingrediente que pode restaurar as características do sal:
20 E virá um Redentor a Sião e aos que em Jacó se converterem da transgressão, diz o SENHOR. Isaias 59:20
Uma das principais características do Cristão é ser um verdadeiro adorador.
Não são nossas palavras que adoram a Deus, pois tudo que falamos de Deus é bem menor do que Ele é. São nossas atitudes que adoram a Deus e isto ocorre quando me afasto do mal, assim não perco a minha característica.