Ministração Domingo de Manhã - 24/05 - Luizinho

Tema: Ataduras na Libertação.

João 8:36 – “Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres.”

Nosso comportamento como cristãos que por muitas vezes é questionado pela sociedade está fortemente associado á áreas em nossa vidas que ainda permanecem atadas por algo que permitimos que nos dominem.

A palavra atadura advém do verbo atar que significa cingir ou ligar com laçado ou nó, amarrar, unir, vincular, prender, enlaçar, subjugar, embaraçar-se (Definições segundo dicionário Aurélio). Ao ver cada um desses sinônimos entendemos como nós somos presas fáceis de elementos, pessoas, espíritos e emoções que nos prendem impedindo uma vida com Deus com liberdade e santidade. Vamos então ver alguns tipos de ataduras para que Deus nos liberte das mesmas:

1- Atadura Espiritual

a- Do tipo demoníaca:


Lucas 13:10-16: “10 E ensinava no sábado, numa das sinagogas. 11 E eis que estava ali uma mulher que tinha um espírito de enfermidade, havia já dezoito anos; e andava curvada, e não podia de modo algum endireitar-se. 12 E, vendo-a Jesus, chamou-a a si, e disse-lhe: Mulher, estás livre da tua enfermidade. 13 E pôs as mãos sobre ela, e logo se endireitou, e glorificava a Deus. 14 E, tomando a palavra o príncipe da sinagoga, indignado porque Jesus curava no sábado, disse à multidão: Seis dias há em que é mister trabalhar; nestes, pois, vinde para serdes curados, e não no dia de sábado. 15 Respondeu-lhe, porém, o Senhor, e disse: Hipócrita, no sábado não desprende da manjedoura cada um de vós o seu boi, ou jumento, e não o leva a beber? 16 E não convinha soltar desta prisão, no dia de sábado, esta filha de Abraão, a qual há dezoito anos Satanás tinha presa?”

Ezequiel 13:18-23: “18 E dize: Assim diz o Senhor DEUS: Ai das que cosem almofadas para todas as axilas, e que fazem véus para as cabeças de pessoas de toda a estatura, para caçarem as almas! Porventura caçareis as almas do meu povo, e as almas guardareis em vida para vós? 19 E vós me profanastes entre o meu povo, por punhados de cevada, e por pedaços de pão, para matardes as almas que não haviam de morrer, e para guardardes em vida as almas que não haviam de viver, mentindo assim ao meu povo que escuta a mentira? 20 Portanto assim diz o Senhor DEUS: Eis aí vou eu contra as vossas almofadas, com que vós ali caçais as almas fazendo-as voar, e as arrancarei de vossos braços, e soltarei as almas, sim, as almas que vós caçais fazendo-as voar. 21 E rasgarei os vossos véus, e livrarei o meu povo das vossas mãos, e nunca mais estará em vossas mãos para ser caçado; e sabereis que eu sou o SENHOR. 22 Visto que entristecestes o coração do justo com falsidade, não o havendo eu entristecido; e fortalecestes as mãos do ímpio, para que não se desviasse do seu mau caminho, para conservá-lo em vida. 23 Portanto não vereis mais vaidade, nem mais fareis adivinhações; mas livrarei o meu povo da vossa mão, e sabereis que eu sou o SENHOR.”

Esse tipo de atadura vem através de pratica de magia branca/negra e através de pecados contínuos, cedidos pelas tentações que nos fazem cada vez mais escravos e nos afasta de Deus.

b- Do tipo de ligaduras de impiedade, cuja solução é o jejum:

Isaias 58:6 – Porventura não é este o jejum que escolhi, que soltes as ligaduras da impiedade, que desfaças as ataduras do jugo e que deixes livres os oprimidos, e despedaces todo o jugo?”

2- Atadura Mental
- Não são demônios e nos impedem que caminhemos.
- O processo é: falo à creio à faço.

3- Atadura Emocional

a- Por falta de perdão:

Mateus 5:23-28 – “23 Portanto, se trouxeres a tua oferta ao altar, e aí te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, 24 Deixa ali diante do altar a tua oferta, e vai reconciliar-te primeiro com teu irmão e, depois, vem e apresenta a tua oferta. 25 Concilia-te depressa com o teu adversário, enquanto estás no caminho com ele, para que não aconteça que o adversário te entregue ao juiz, e o juiz te entregue ao oficial, e te encerrem na prisão.”

Falta de perdão é uma atadura tão forte que em muitos casos gera conseqüências físicas. Muitas doenças hoje que não podem ser explicadas cientificamente, tem sua explicação espiritualmente. Falta de perdão causam ataduras físicas:

- O perdão é um mandamento;
- O perdão nasce no coração.

b- Por vínculos na alma:

1 Samuel 18:1 – “ E sucedeu que, acabando ele de falar com Saul, a alma de Jônatas se ligou com a alma de Davi; e Jônatas o amou, como à sua própria alma.”

Existem relacionamentos, objetos ou até mesmo trabalhos que geram vínculos em nossa alma nos impedindo de exercer nossos compromissos e atividades corretamente. Atrapalham nossas vidas pois ficamos presos a determinada coisa.

c- Por laços de morte:

2 Samuel 22:5-6 – “5 Porque me cercaram as ondas de morte; as torrentes dos homens ímpios me assombraram. 6 Cordas do inferno me cingiram; encontraram-me laços de morte.”
Este tipo de atadura nos prende a um espírito de morte e depressão.


Identificando o tipo de atadura em nossas vidas, o próximo passo é buscar libertação para que possamos ter uma vida dentro da vontade de Deus, em liberdade e santidade!