Ministração Domingo 01/03 - Manhã - JOÃO

Tema: Noé, um homem justo


Gênesis 6


Os homens começaram a multiplicar-se pela Terra e respectivamente a maldade. Assim a bíblia nos mostra que Deus se arrependeu em seu coração de ter criado o homem (Gn. 6:6). Porém, em meio aquela corrupção do mundo, Deus achou graça em um homem, Noé.


Então Deus ordenou a Noé que fizesse uma arca e entrasse nela com sua família e um casal de cada animal existente, pois mandaria um dilúvio para acabar com todo ser vivo existente . Foram 100 anos para se cumprir a promessa de Deus e Noé teve que crer muito, pois nunca havia chovido antes na Terra.


Terminando a arca, Noé fez como ordenado. Demorou sete dias para que todos os animais entrassem na arca (Gn. 7:4). Veja que os homens ainda tiveram tempo para se arrepender. Foram 40 dias de chuvas sem parar (Gn. 7:12). A arca parou só depois de cinco meses no monte Ararate (Gn.8:4) e Noé ainda fica na arca por um período de um ano e dez dias (Gn.8:13). Nesse tempo os homens tiveram a certeza de que Deus é tudo em suas vidas.


Saindo da arca, Noé ofereceu um sacrifício de adoração a Deus. Foi o primeiro sacrifício constatado na bíblia. Deus se agradou do suave cheiro desse sacrifício e prometeu que não tornaria a amaldiçoar a Terra por causa do homem. Desde então, Deus permite que o homem se alimente de carne animal (Gn. 9:3).


E Deus abençoou a Noé e a seus filhos e os ordenou que povoassem a Terra novamente e deu ao homem autoridade sobre todo animal de qualquer tipo e fez com o homem uma aliança de que não acabaria jamais com a carne humana através de um dilúvio: o Arco de Deus (arco Iris) (Gn. 9:9).


Dentro de uma sociedade corrupta, imunda pelo pecado, foi achado um homem justo. Provavelmente visto como louco por obedecer a Deus e acreditar em algo que nunca havia acontecido antes. Deus viu graça em Noé. Noé foi obediente e paciente, e nunca duvidou da promessa de Deus, e por isso foi vitorioso e abençoado. Noé realmente fez a diferença! E você? Esta caminhando para a arca, ou para o dilúvio?