Ministração Domingo de Manhã - 17/05 - Lia

Tema: Vida Eterna

“28 E não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei antes aquele que pode fazer perecer no inferno a alma e o corpo.” – Mateus 10:28.

Jesus Cristo estava ordenando que seus discípulos pregassem o evangelho, lhes deu essa orientação à cerca das perseguições que eles pudessem sofrer. Através dessa passagem, podemos ver que nosso corpo e alma podem ser destruídos no inferno.

“13 A mim, que dantes fui blasfemo, e perseguidor, e injurioso; mas alcancei misericórdia, porque o fiz ignorantemente, na incredulidade. 14E a graça de nosso Senhor superabundou com a fé e amor que há em Jesus Cristo. 15Esta é uma palavra fiel, e digna de toda a aceitação, que Cristo Jesus veio ao mundo, para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal. 16Mas por isso alcancei misericórdia, para que em mim, que sou o principal, Jesus Cristo mostrasse toda a sua longanimidade, para exemplo dos que haviam de crer nele para a vida eterna.” - I Timóteo 1:13-16.
Na passagem acima vemos um ensinamento de Paulo, à cerca da vida eterna. Jesus é o único ser Imortal e nossos corpos e almas são mortais, porem dependentes de Deus. Em Deus e através de seu Filho, temos vida eterna:

“Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna.” - João 4:14.

“E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.” João 17:3


“5 Pela fé Enoque foi trasladado para não ver a morte, e não foi achado, porque Deus o trasladara; visto como antes da sua trasladação alcançou testemunho de que agradara a Deus.” – Hebreus 11:5. Aqui um exemplo de uma pessoa que não viu a morte. Enoque andou tanto com Deus, O agradara, que foi levado para com ele.

Elias é outro exemplo de homem de Deus que não viu a morte: "9 Sucedeu que, havendo eles passado, Elias disse a Eliseu: Pede-me o que queres que te faça, antes que seja tomado de ti. E disse Eliseu: Peço-te que haja porção dobrada de teu espírito sobre mim. 10 E disse: Coisa difícil pediste; se me vires quando for tomado de ti, assim se te fará, porém, se não, não se fará. 11 E sucedeu que, indo eles andando e falando, eis que um carro de fogo, com cavalos de fogo, os separou um do outro; e Elias subiu ao céu num redemoinho.” - II Reis 2:9-11.

Elias pediu que Eliseu fizesse um pedido antes de ser levado aos céus. Eliseu pediu que possuísse porção dobrada do Espírito que estava sobre Elias. Logo após, Elias foi levado aos céus em uma carruagem de fogo e nunca mais foi visto. Elias não experimentou a morte, esse é um exemplo de que em Cristo, temos vida eterna, não nesse mundo, mas vida eterna ao lado do Pai.

“27 E, chegando-se alguns dos saduceus, que dizem não haver ressurreição, perguntaram-lhe,
28 Dizendo: Mestre, Moisés nos deixou escrito que, se o irmão de algum falecer, tendo mulher, e não deixar filhos, o irmão dele tome a mulher, e suscite posteridade a seu irmão.
29 Houve, pois, sete irmãos, e o primeiro tomou mulher, e morreu sem filhos;
30 E tomou-a o segundo por mulher, e ele morreu sem filhos.
31 E tomou-a o terceiro, e igualmente também os sete; e morreram, e não deixaram filhos.
32 E por último, depois de todos, morreu também a mulher.
33 Portanto, na ressurreição, de qual deles será a mulher, pois que os sete por mulher a tiveram?
34 E, respondendo Jesus, disse-lhes: Os filhos deste mundo casam-se, e dão-se em casamento;
35 Mas os que forem havidos por dignos de alcançar o mundo vindouro, e a ressurreição dentre os mortos, nem hão de casar, nem ser dados em casamento;
36 Porque já não podem mais morrer; pois são iguais aos anjos, e são filhos de Deus, sendo filhos da ressurreição.
37 E que os mortos hão de ressuscitar também o mostrou Moisés junto da sarça, quando chama ao Senhor Deus de Abraão, e Deus de Isaque, e Deus de Jacó.
38 Ora, Deus não é Deus de mortos, mas de vivos; porque para ele vivem todos.” – Mateus 20:27-38.

Deus não é deus de mortos. É Deus dos vivos. Em Cristo temos vida eterna, no mundo, o diabo pode fazer perecer nosso corpo e nossa alma. Há uma analogia entre a filosofia pagã e a cristã de que possuímos imortalidade da alma. Nós possuímos sim, mas somente em Cristo. E em Cristo também temos algo para o corpo:

“42 Assim também a ressurreição dentre os mortos. Semeia-se o corpo em corrupção; ressuscitará em incorrupção. 43 Semeia-se em ignomínia, ressuscitará em glória. Semeia-se em fraqueza, ressuscitará com vigor. 44 Semeia-se corpo natural, ressuscitará corpo espiritual. Se há corpo natural, há também corpo espiritual.” – I Corintios 15:42-44.

A bíblia relata que nosso corpo é mortal, mas a ressurreição do mesmo será para a imortalidade!

“53 Porque convém que isto que é corruptível se revista da incorruptibilidade, e que isto que é mortal se revista da imortalidade.” – I Corintios 15:53.

“16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” – João 3:16.

AMÉM!

E não percam, domingo de manhã continuaremos o estudo e começaremos a falar sobre o céu e o inferno! Semana abençoada galera! Fiquem com Deus. E não esqueçam, sábado que vem é nossa primeira saída evangelística! Estejam se preparando! Jejum e oração! Deus abençoe!